Ir para conteúdo

A Uvebs

Criada em 2010 para congregar os vereadores das nove cidades da Baixada Santista — Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos, São Vicente — a União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) representa os 136 vereadores, que atuam pela Região — localizada no Litoral de São Paulo — com mais de 1,8 milhão de habitantes.

O grupo visa fortalecer os municípios de forma metropolitana e trazer soluções a questões comuns às cidades, por meio de interlocução política, inclusive com outros entes dos poderes Estadual e Federal.

A entidade encontra maturidade neste momento em que se prepara para completar 10 anos de existência. Por esta razão, atua em frentes setorizadas, priorizando assuntos pontuais, com foco no resultado.

A Uvebs está prestes a conquistar um assento no Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) para que os vereadores também possam participar das reuniões, com a finalidade de trazer informações e debaterem sobre as demandas da Região, trazendo a importante experiência do vereador, como o primeiro interlocutor entre a população e o poder público.

O colegiado já conquistou êxito em questões de mobilidade urbana, como a reabertura da Ponte Pênsil, em agosto de 2015 — fechada para reforma desde julho de 2013 e que teve o prazo para conclusão da obra adiado por seis vezes; Segurança Pública, reivindicando, diretamente ao então Secretário de Estado, Alexandre de Morais (2016), aumento no efetivo policial da Baixada Santista. E temas importantes para economia e transporte, com atuação para concessão do aeroporto de Itanhaém e ação para evitar a instalação de uma mais praça de pedágio no KM 294 da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, em Praia Grande.

Recentemente, entregou um raio-x da saúde ao governo do Estado, com demandas sobre o tema na Região, incluindo as dificuldades de usuários do Sistema Único de Saúde, com relação à concessão de vagas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).

%d blogueiros gostam disto: