Ir para conteúdo

Uvebs realiza eleição da nova diretoria na sexta-feira

Entidade representa os 136 vereadores das nove cidades da Baixada Santista

A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) realiza nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro, às 10 horas, na Câmara Municipal de Praia Grande (Praça Vereador Vital Muniz, n°1, Boqueirão) a eleição e posse de sua 14ª diretoria. Os mandatos dos novos membros terão validade de dois anos, com início imediato. Os nomes dos pleiteantes serão conhecidos no ato da eleição, assim como a chapa e os cargos que serão ocupados por cada parlamentar. 

A entidade, com 13 anos de existência, deve aliar experiência e renovação em seu novo quadro, assim como já ocorre na diretoria atual, que conta com parlamentares novatos e outros mais experientes. Isto porque ainda é possível considerar o resultado das últimas eleições municipais, nas quais houve renovação de cerca de  60% do legislativo na Baixada Santista. “Esperamos uma diretoria atuante, diversificada e integrada às questões da região na totalidade”, ressaltou o secretário-executivo da Uvebs, Pedro Garofalo.

Atualmente, a diretoria é presidida pelo vereador Betinho (PSDB/Praia Grande). Também são membros da Uvebs, os seguintes vereadores: Audrey Kleys (Progressistas/Santos); Sirana  (PTB/Guarujá);  Diego Domingues  (Republicanos/Mongaguá); Toninho Salgado (PSD/Guarujá); Renata Zabeu (DEM/Praia Grande); Jabá (PL/São Vicente); Bibão (PSDB/Itanhaém); Sérgio Tete (DC/Peruíbe); Jaque Barbosa (PSD/Cubatão); Jeferson Cezarolli (PODE/São Vicente); Renata Barreiro (PSDB/Bertioga). Também fazem parte do Conselho Consultivo, os parlamentares: Marcos Libório (PSB/Santos); Marcelo Ramos (DEM/Mongaguá); Fábio Duarte (PODE/Santos); Wagner Cabeça (PSL/São Vicente); Alessandro Oliveira (PL/Cubatão); Paulinho da Farmácia (PSL/Mongaguá); Toni Matos (PODE/Peruíbe); Professor Fernando (MDB/Itanhaém); Professor Thiago (DEM/São Vicente); Carlos Ticianelli (PSDB/Bertioga); Paulo Miyashiro (Republicanos/Santos); Baianinho (MDB/Mongaguá); Carlos Cafema (PSB/Mongaguá) e Adilson da Farmácia (DEM/São Vicente).

ARTICULAÇÃO POLÍTICA – Uma das funções da Uvebs é a articulação política para fortalecer a Baixada. Por isso, já está na pauta da nova diretoria uma agenda com os deputados estaduais e federais eleitos pela Região para estreitar relações e sanar as demandas metropolitanas.

Entre as principais conquistas da organização, a realização de eventos e debates metropolitanos com temas importantes para a região, como a ligação seca entre Santos e Guarujá e o turismo integrado. Além disso, a entidade soma êxito em questões de mobilidade urbana, como a reabertura da Ponte Pênsil, em agosto de 2015; de segurança pública, reivindicando, diretamente ao então Secretário de Estado, Alexandre de Morais (2016), aumento no efetivo policial da Baixada Santista; e temas importantes para economia e transporte, como ação para evitar a instalação de uma praça de pedágio no KM 294 da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, em Praia Grande.

O colegiado também vem atuando na área da saúde buscando mais transparência nas listas da  Central de Regulação de Oferta de Serviço em Saúde (CROSS) que regula a fila de espera de pacientes por vagas em UTIs e leitos nos hospitais públicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Região.

UVEBS –  Criada em 2010 para congregar os vereadores das nove cidades da Baixada Santista — Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos, São Vicente — a União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) representa os 136 vereadores, que atuam pela Região — localizada no Litoral de São Paulo — com mais de 1,8 milhão de habitantes.

O grupo visa fortalecer os municípios de forma metropolitana e trazer soluções a questões comuns às cidades, por meio de interlocução política, inclusive com outros entes dos poderes Estadual e Federal.

Categorias

Uncategorized

Christiane Disconsi Ver tudo

Christiane Disconsi é jornalista, cientista política, pós-graduada em Marketing Digital e beer sommelière, certificada pelo Senac. Tem passagem como editora-chefe de jornal impresso e sólida experiência em PR, com destaque para a área política/governamental.

%d blogueiros gostam disto: