Ir para conteúdo

Uvebs dá andamento às ações de saúde da mulher

Reunião com secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, servirá para troca de experiências visando estimular a implantação do modelo de Santos nas demais cidades

A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) dá andamento às ações e tratativas com a finalidade de garantir conscientização e tratamento às mulheres que sofrem com endometriose na Região. Na próxima quinta-feira, dia 4, às 10h30, o colegiado realiza reunião virtual, envolvendo o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, e representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS), para a troca de experiências visando estimular a implantação do modelo de Santos nas demais cidades da Região.

Durante o evento, o médico vai falar sobre o tratamento de referência, que é realizado apenas no Hospital dos Estivadores, em Santos. Do total de atendimentos, 60% é reservado às mulheres do município e os outros 40% são destinados às moradoras das outras oito cidades da Região. A ideia é expandir esse tipo de atenção para os hospitais dos outros municípios.

Em paralelo a esta exposição, os parlamentares irão apresentar, nas câmaras, requerimentos e projetos de lei de maneira integrada, com a finalidade não somente de sugerir melhorias, mas também de mapear as reais necessidades relacionadas à endometriose em suas cidades. 

Essas ações estão sendo capitaneadas pela vice-presidente do colegiado, vereadora Audrey Kleys (PP). Além deste evento, estão na pauta, encontros dos vereadores com a DRS e com a Sociedade Brasileira de Ginecologia.

Em toda a Baixada Santista, estima-se que cerca de 50 mil mulheres sofram com a doença e segundo a vereadora, a oferta é pequena em relação à demanda, por isso, é necessário padronizar o sistema, levando essa referência também aos outros municípios. “Vamos fortalecer a causa em âmbito regional”, finalizou.

UVEBS

Criada em 2010 para congregar os vereadores das nove cidades da Baixada Santista — Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos, São Vicente — a União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) representa os 136 vereadores, que atuam pela Região — localizada no Litoral de São Paulo — com mais de 1,8 milhão de habitantes.

O grupo visa fortalecer os municípios de forma metropolitana e trazer soluções a questões comuns às cidades, por meio de interlocução política, inclusive com outros entes dos poderes Estadual e Federal.

Categorias

Uncategorized

Christiane Disconsi Ver tudo

Christiane Disconsi é jornalista, cientista política, pós-graduada em Marketing Digital e beer sommelière, certificada pelo Senac. Tem passagem como editora-chefe de jornal impresso e sólida experiência em PR, com destaque para a área política/governamental.

%d blogueiros gostam disto: