Ir para conteúdo

Uvebs planeja retomada da economia na Baixada ‘pós-Covid’

Entidade está articulando medidas, com foco no turismo e no comércio, para unificar uma estratégia metropolitana 

A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) definiu como meta a realização de um planejamento metropolitano para a retomada econômica na região, com base no turismo e no fomento do comércio local, principalmente da área gastronômica. As medidas foram debatidas durante a reunião ordinária virtual do colegiado, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 30.

A ideia é alinhar os protocolos de saúde, de maneira que estes sejam seguidos à risca, com a finalidade de manter os locais abertos, sem que isto gere mais casos de Covid-19. Para isso, o grupo deve se reunir nas próximas semanas com os secretários de Saúde dos nove municípios da região, para conhecer a real situação dos leitos, vacinação e demais questões atreladas ao atendimento de pacientes.

“Nosso objetivo é criar um plano, com estratégias para este momento, que estamos vivendo e para o futuro, quando a situação estiver mais controlada. Sabemos que não há mais condições econômicas de conviver com este ‘abre e fecha’. Portanto, se tivermos regras claras, sendo cumpridas, é possível encontrar o equilíbrio”, disse o presidente da Uvebs, Roberto Andrade e Silva, o Betinho (PSDB/Praia Grande).

Para que essas regras sejam cumpridas, o colegiado conta com o apoio dos empreendedores. “O comerciante pode ser o maior fiscal, exigindo o uso da máscara e praticando todos os protocolos. Por isso, o próximo passo é reunirmo-nos com o setor”, comentou.

O turismo também está nos planos da Uvebs nesta retomada econômica. Para isso, os parlamentares voltaram a reivindicar a criação do Selo Metropolitano e ainda farão uma consulta nos Planos Municipais de Turismo das cidades, a fim de propor atualizações ao Plano Metropolitano do setor. “A Baixada inteira precisa ser divulgada como um ‘pacote completo’, aproveitando, praias, história e outros atrativos que temos aqui, mas que atualmente são subaproveitados”. 

UVEBS

Criada em 2010 para congregar os vereadores das nove cidades da Baixada Santista — Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos, São Vicente — a União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) representa os 136 vereadores, que atuam pela Região — localizada no Litoral de São Paulo — com mais de 1,8 milhão de habitantes.

O grupo visa fortalecer os municípios de forma metropolitana e trazer soluções a questões comuns às cidades, por meio de interlocução política, inclusive com outros entes dos poderes Estadual e Federal.

Categorias

Uncategorized

Christiane Disconsi Ver tudo

Christiane Disconsi é jornalista, cientista política, pós-graduada em Marketing Digital e beer sommelière, certificada pelo Senac. Tem passagem como editora-chefe de jornal impresso e sólida experiência em PR, com destaque para a área política/governamental.

%d blogueiros gostam disto: