Ir para conteúdo

Justiça Restaurativa é alternativa para conflitos em condomínios

União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) apoia a iniciativa e vai difundir o projeto em toda a Região

A Justiça Restaurativa como ferramenta para solução de conflitos em condomínios é uma iniciativa em andamento. A proposta, que já existe nas escolas municipais de Santos e outros núcleos espalhados pela Cidade, visa o diálogo entre as partes e responsabilização, através  do reparo do dano causado à vítima. A iniciativa conta com apoio da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), isto porque entidade quer promover essa ideia, expandindo-a para as nove cidades da Região. 

“Trata-se de um projeto completo, que pode melhorar a convivência como um todo, solucionando os conflitos através do diálogo e do respeito. Conflitos por conta de som alto, obras e outros mais comuns nos condomínios podem ser evitados conversando e não pressupondo o outro como inimigo”, disse o presidente da Uvebs em exercício, Pedro Garofalo.

Além de círculos de conversa e outros benefícios integrativos entre os vizinhos, a Justiça Restaurativa em condomínios também conta com a capacitação de funcionários, como síndicos e zeladores, para atuarem como facilitadores da paz, para que os conflitos se solucionem no próprio prédio. “Uma forma de evitar processos longos e demorados que causam ainda mais desgaste às partes envolvidas”. 

Na próxima semana, a Uvebs deve iniciar as demonstrações do projeto na Região. A ideia já conta com apoio da Regional do Secovi.

JUSTIÇA RESTAURATIVA 

A Justiça Restaurativa como ferramenta para a solução de conflitos nos condomínios da Baixada Santista é o tema do nono episódio do Contexto Cast. A jornalista Christiane Disconsi e comentarista Pedro Garofalo recebem a juíza titular do Juizado Especial Criminal de Santos, Renata Gusmão, para falar sobre a implantação do projeto, com a finalidade de melhorar a convivência nesses espaços. Confira no link https://soundcloud.com/user-101306771/contextocast-episodio-09.

Christiane Disconsi Ver tudo

Christiane Disconsi é jornalista, cientista política, pós-graduada em Marketing Digital e beer sommelière, certificada pelo Senac. Tem passagem como editora-chefe de jornal impresso e sólida experiência em PR, com destaque para a área política/governamental.

%d blogueiros gostam disto: