Ir para conteúdo

Em reunião na Codesp, Uvebs destaca retomada da geração de empregos no Porto de Santos

Reunião entre o colegiado e autoridade portuária de Santos ocorreu na última segunda-feira

No início da semana, a diretoria da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) esteve reunida com o presidente da autoridade portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho, na sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Durante o encontro, os vereadores destacaram a retomada da geração de empregos na região, pelo maior Porto da América Latina, que vem superando a crise que assolou todo o País.

Tendo o entendimento de que o Porto de Santos é um dos principais motores da economia da região, responsável por milhares de postos de trabalho, diretos e indiretos, a Uvebs se prontificou a auxiliar no que for necessário, inclusive incentivando a criação de oportunidades de qualificação de mão-de-obra especializada para que possa ocupar os novos postos de trabalho.

Outro ponto abordado na reunião foi a privatização do complexo portuário, que está prevista para acontecer até 2021, de acordo com o programa de concessões do Governo Federal, com a filosofia de diminuir a participação do Estado em ativos atualmente públicos, para o crescimento da economia nacional.

Para o presidente da Uvebs, vereador de Praia Grande, Roberto de Andrade e Silva, o Betinho (MDB), estes são dois pontos que estão interligados: um depende do outro. “A grande questão é que a geração de empregos em grande escala, na verdade, passa pela privatização. Não tem outro caminho. Isso é algo que virá para contribuir com o crescimento da região e com a oferta de serviços ainda melhores pelo Porto”.

Ainda foi destaque no encontro o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto, o PDZ, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do complexo, além de integrar os modais de transporte e otimizar o uso da infraestrutura já existentes em suas instalações. Também estiveram na pauta da reunião, inovações tecnológicas e a ligação seca entre Santos e Guarujá.

“Todos nós, vereadores da região, temos a plena consciência da relevância que o Porto de Santos tem para a economia, não apenas da Baixada Santista, mas do País em si. Então o intuito dessa reunião também foi levar uma mensagem de parceria da Uvebs com a Codesp. Sabemos que a atual gestão possui muitos desafios para serem enfrentados e entendemos que este é o momento de somarmos esforços para garantirmos um desenvolvimento cada vez maior para a região”, finalizou Betinho.

Além do presidente da entidade, estiveram presentes na reunião os vereadores Marcinho (PSB/Cubatão), Toninho Vieira (PSDB/Cubatão), Audrey Kleys (Progressistas/Santos) Luciana Castellan (PSDB/Peruíbe) e Helio Sussumu (PSDB/Peruíbe). O secretário-executivo da Uvebs, Pedro Garolofalo, também marcou presença no evento.

Christiane Disconsi Ver tudo

Christiane Disconsi é jornalista, cientista política, pós-graduada em Marketing Digital e beer sommelière, certificada pelo Senac. Tem passagem como editora-chefe de jornal impresso e sólida experiência em PR, com destaque para a área política/governamental.

%d blogueiros gostam disto: