Ir para conteúdo

Deputados sinalizam agenda com secretário de Estado para tratar do sistema Cross

Diretoria da União dos Vereadores da Baixada Santista esteve na Assembleia Legislativa na última quinta-feira

Uma reunião da diretoria da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) com o secretário de Estado de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, deve ser confirmada nos próximos dias para que o colegiado possa tratar dos desafios do setor na Região, incluindo a problemática da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). A possibilidade foi sinalizada pelos deputados estaduais Caio França (PSB) e Tenente Coimbra (PSL), que receberam os vereadores individualmente em seus gabinetes, durante visita da Uvebs à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na última quinta-feira, 16.

Atualmente, o que preocupa os vereadores é a falta de transparência no sistema que regula as vagas em UTIs e leitos nos hospitais públicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Região. “Não temos conhecimento sobre a forma como o Estado faz a distribuição das vagas dos leitos hospitalares. Não há critérios de prioridades claramente definidos para que as vagas sejam concedidas aos pacientes que precisam de tratamento”, disse o presidente da Uvebs, vereador de Praia Grande, Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MDB).

Para ele, a visita foi produtiva. “Nossa ideia é somar esforços com os deputados a fim de solucionar este e outros desafios da saúde em nossa Região. A visita foi positiva, no sentido de estreitarmos relações entre Uvebs e nossos representantes na Alesp”, ressaltou.

Além da falta de transparência, a Uvebs busca soluções para ampliação no número de vagas como descentralização do Cross, ofertando aos moradores da Baixada vagas também na Capital ou na região do ABC e a contratação de profissionais para os hospitais da Região, como o Hospital Guilherme Álvaro, que está com quadro defasado, bem como a integração da Santa Casa de Santos com o Cross.

Christiane Disconsi Ver tudo

Christiane Disconsi é jornalista, cientista política, pós-graduada em Marketing Digital e beer sommelière, certificada pelo Senac. Tem passagem como editora-chefe de jornal impresso e sólida experiência em PR, com destaque para a área política/governamental.

%d blogueiros gostam disto: