Ir para conteúdo

Turismo e desenvolvimento econômico da Baixada são os temas do primeiro dia da agenda dos vereadores em Brasília

Uvebs retoma encontro com deputados e senadores nesta quinta-feira, dia 25

A comitiva da União de Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) terminou o primeiro dia de ações em Brasília levando à capital federal os temas turismo e desenvolvimento econômico da Região. Durante toda a quarta-feira, dia 24, o colegiado esteve em importantes reuniões, incluindo encontro com o deputado federal Herculano Passos (MDB/SP).  Os vereadores também foram recebidos por assessores especiais da Casa Civil, designados pelo ministro Onyx Lorenzoni. A agenda da quinta-feira, dia 25, conta com encontro com a deputada federal Rosana Valle (PSB/SP).

Durante reunião com o deputado Herculano Passos, que é coordenador da bancada paulista e presidente da Frente Parlamentar de Turismo, o assunto foi a implantação do Selo Metropolitano — medida que permite que vans e ônibus transitem entre as nove cidades da Região sem a cobrança de taxas. Também foram abordadas a necessidade de iniciativas integradas entre as cidades da Baixada para o fomento do setor e a inclusão de Cubatão como estância turística para que consiga obter a verba DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

A comitiva ainda foi recebida pelo deputado Enrico Misasi (PV/SP) com o qual foram tratados assuntos como a questão da destinação dos resíduos sólidos, saneamento e temas ambientais.

No encontro na Casa Civil, a implantação do Complexo Andaraguá, em Praia Grande, a necessidade da desestatização do Porto de Santos e incentivos para recuperar o Polo Industrial de Cubatão, foram os temas centrais. “É preciso que haja uma forma de o Governo Federal intervir para estimular o desenvolvimento e geração de empregos, com a retomada da produção de aço pela Usiminas em Cubatão, por exemplo”, disse o presidente da Uvebs, vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MBD-Praia Grande). “Também sugerimos a recuperação das ferrovias para que este modal de transporte ajude no escoamento da produção, pincipalmente das mercadorias que chegam e saem do Porto de Santos”, destacou.

Para Betinho, o dia foi produtivo. “Apesar de o Congresso estar agitado por conta das articulações para votação da Reforma da Previdência, tivemos espaço para discutir propostas importantes para a nossa Região. Amanhã seguimos com mais encontros, pois ainda há temas que precisamos debater”, ressaltou.

Além do presidente da Uvebs, também estão em Brasília os vereadores membros do colegiado Baiainho (MDB) de Mongaguá, Toninho Vieira (PSDB) e Marcinho (PSB) de Cubatão e o secretário-executivo da Uvebs, Pedro Garofalo.

Christiane Disconsi Ver tudo

Christiane Disconsi é jornalista, cientista política, pós-graduada em Marketing Digital e beer sommelière, certificada pelo Senac. Tem passagem como editora-chefe de jornal impresso e sólida experiência em PR, com destaque para a área política/governamental.

%d blogueiros gostam disto: