Ir para conteúdo

Inserção da Uvebs no Condesb pode ampliar participação popular

A importância do papel do vereador, como para-choques da sociedade, sendo o primeiro e o mais próximo contato entre a população e o poder público foi um dos temas do artigo do jornalista Rafael Motta no jornal A Tribuna desta terça-feira, dia 16.

O texto intitulado “Poder ao Povo” fala da necessidade de participação popular em órgãos como o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) e incentiva a inserção da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) nos debates regionais como forma de possibilitar esta interatividade.

“O vereador é porta-voz do povo. É ele quem está presente no dia-a-dia da população e por isso é o mais cobrado, desde que vai tomar o café da manhã na padaria até a hora em que vai para a casa. Por isso a participação da Uvebs é fundamental, pois pode trazer voz à comunidade”, defende o vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MDB-Praia Grande), que preside a Uvebs.

O presidente acredita ainda que o olhar metropolitano dos parlamentares engajados na Uvebs pode melhorar a vida da população de maneira efetiva. “Hoje o cidadão é metropolitano. Mora em uma cidade, estuda em outra, muitas vezes trabalha em uma terceira e sai para lazer em outro Município. Por esta razão, as questões não são mais únicas de cada Cidade, mas metropolitanas”.  

No último dia 13 de março, a Uvebs protocolou ofício durante a reunião do Condesb, solicitando ao novo presidente do colegiado, o prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício, a participação da entidade nas discussões metropolitanas. O feedback na ocasião foi positivo. O próximo passo é a realização de reunião na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, na Capital para verificar o andamento da proposta. O encontro ainda não tem data definida.

Christiane Disconsi Ver tudo

Christiane Disconsi é jornalista, cientista política, pós-graduada em Marketing Digital e beer sommelière, certificada pelo Senac. Tem passagem como editora-chefe de jornal impresso e sólida experiência em PR, com destaque para a área política/governamental.

%d blogueiros gostam disto: