Ir para conteúdo

União dos Vereadores protocola pedido e vê feedback positivo

Uvebs reivindica cadeira para ter participação nas reuniões do Condesb

Saldo positivo. Este foi o resultado da primeira conversa efetiva sobre a inclusão de uma cadeira para a União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) no Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). A ideia é permitir que a entidade que representa o Legislativo das nove cidades também tenha direito a voz nas discussões metropolitanas.

Na manhã da quarta-feira, dia 13, o presidente da Uvebs, vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MDB – Praia Grande), protocolou ofício durante a reunião que elegeu o prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício, como novo presidente do Condesb.

O vereador também conversou com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Antonio Vinholi e o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Marcos Campagnone. “Recebemos um feedback bastante positivo, tanto dos secretários quanto do novo presidente do Condesb, que deu total apoio”, ressaltou.  

Para Betinho, agora o momento é de perseverar. “Nossa ação está sendo 100% efetiva neste sentido. Por isso, o próximo passo é uma reunião na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional para cobrarmos o andamento de nossa reivindicação”.

O parlamentar acredita que o cenário está favorável para a inclusão da Uvebs no Condesb. “Dos nove prefeitos atuais, oito já foram vereadores, portanto conhecem a importância da função. O prefeito Luis Maurício, por exemplo, está no primeiro mandato e exercia a função de vereador quando foi candidato ao Executivo em 2016”, comparou.

EXEMPLO POSITIVO

Mais um indício positivo que leva a crer que há possibilidade da inserção da Uvebs nas reuniões do Condesb é o que já ocorre no Vale do Ribeira, onde o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) e a União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) trabalham em conjunto através de um “Parlamento Regional”, que inclui representantes das Câmaras Municipais das 24 cidades daquela região.

A Uvebs ainda conta com apoio do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB) que, na ocasião da posse de Betinho como presidente, manifestou-se de maneira favorável à inclusão de uma cadeira para a entidade. “Os vereadores poderão ser o farol dos prefeitos nesta discussão metropolitana. Serei porta-voz desta bandeira. Entendo o papel do vereador como representante da sociedade e sei o quanto isto é importante”, disse Mourão na ocasião.

Categorias

Uncategorized

Christiane Disconsi Ver tudo

Christiane Disconsi é jornalista, cientista política, pós-graduada em Marketing Digital e beer sommelière, certificada pelo Senac. Tem passagem como editora-chefe de jornal impresso e sólida experiência em PR, com destaque para a área política/governamental.

%d blogueiros gostam disto: