Ir para conteúdo

União de Vereadores vai contribuir com a CPI do Sistema Anchieta-Imigrantes

Em tramitação na Alesp, investigação deve ser iniciada em 2021

A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) vai colaborar com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a administração do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A decisão foi tomada em encontro dos vereadores com o deputado estadual Paulo Corrêa Jr. (Patriota), na tarde da última sexta-feira, dia 5, em Santos.

A CPI prevista para ser instaurada na Alesp em 2021, deve apurar diversos pontos referentes ao SAI, desde o valor das tarifas de pedágio até os sistemas de tráfego, como operação comboio ou operação descida.

Para o presidente da Uvebs, Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MDB) a participação da entidade é fundamental. “O SAI é nossa ligação com a Capital. Além de influenciar na economia, pois o turismo é uma das principais fontes de renda da Baixada, este acesso também faz parte do cotidiano de muitos moradores da Região, que se deslocam diariamente à trabalho. Portanto é preciso participar”, disse.

Mesmo que ainda não seja iniciada, os vereadores já irão contribuir efetivamente com a CPI, trazendo questionamentos e dados relacionados ao sistema. “O fato de o vereador ser a base, o ente mais próximo da população, pode humanizar esta discussão, trazendo de fato os problemas reais de quem depende do SAI e paga caro para utilizá-lo”, disse.

Outros temas como iluminação e segurança nos acessos, especialmente na área que compreende a Baixada Santista e a influência da rodovia no cotidiano dos moradores que vivem nos arredores, também serão abordados pelos parlamentares.

CROSS – Prioridade total nas ações da Uvebs, a questão da falta de transparência na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) também foi tema de encontro entre os vereadores e o deputado. “O principal problema hoje é que não temos uma transparência da forma de como o Estado faz a distribuição das vagas dos leitos hospitalares. Sabemos da demanda dos municípios, mas não entendemos quais são os critérios de prioridades para que as vagas sejam ofertadas”, ressaltou o presidente Betinho.

Durante o encontro, o deputado sinalizou que deve propor uma ação conjunta com a entidade para debater a questão em nível estadual em breve.

Além do presidente da Uvebs e o deputado estudal, também participaram da reunião, os vereadores vicentinos Jabá (PSDB) e Sargento Barreto (PPS), além do secretário-executivo da entidade Pedro Garofalo.

Categorias

Uncategorized

Christiane Disconsi Ver tudo

Christiane Disconsi é jornalista, cientista política, pós-graduada em Marketing Digital e beer sommelière, certificada pelo Senac. Tem passagem como editora-chefe de jornal impresso e sólida experiência em PR, com destaque para a área política/governamental.

%d blogueiros gostam disto: